Já ouviu falar em higiene do sono?

O termo “higiene do sono” refere-se a uma série de hábitos saudáveis de sono que podem melhorar a capacidade de adormecer e de se manter a dormir, contribuindo para um sono mais reparador. Seguem 15 recomendações das organizações científicas que se dedicam ao estudo do sono: Manter um horário regular para acordar e adormecer; Priorizar…
Leia mais…

Entre o silêncio e o grito: Adolescência (des)complicada

Recebo naquela tarde fria e cinzenta o olhar vazio de uma mãe… Carregava na sua voz trémula um sofrimento silencioso que não aguentava conter. Sentou-se e, dominada pela ânsia de decifrar o filho, a quem aqui chamo de Carlos, e a sua conturbada adolescência, descarregou culpas, medos e indagações, num ato de coragem e de…
Leia mais…

Dislexia

A Dislexia pode ser definida como: “Uma perturbação especifica de aprendizagem, de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldades no reconhecimento fluente e preciso de palavras, na ortografia e na descodificação. Estas dificuldades resultam de um défice na componente fonológica da linguagem e são frequentemente inesperadas face às capacidades cognitivas do sujeito e o acesso a ensino…
Leia mais…

Saúde Mental no trabalho

Associar dois conceitos como doença mental e emprego nem sempre é fácil, muito mais quando estes são associados à vida real da pessoa. No estudo realizado por Juliet Hassard e Tom Cox da Universidade de Londres refere que “O impacto dos problemas de saúde mental no trabalho tem consequências graves não só para o trabalhador,…
Leia mais…

Perturbação Bipolar

A Perturbação Bipolar (PB) afeta cerca de 60 milhões de pessoas em todo o mundo. Despoleta tipicamente na adolescência ou no início da vida adulta (pode começar mais cedo ou em fases mais tardias da vida) e permanece ao longo de toda a vida.  Caracteriza-se por variações excessivas quer em amplitude como frequência do estado de…
Leia mais…

O café, amigo do nosso cérebro?

Contrariamente ao que possamos pensar, Portugal é o país da Europa onde menos se bebe café. Mas a verdade é que o café é a 2ª bebida mais consumida em todo o mundo (apenas ultrapassada pela água) e a cafeína é dos compostos mais bem estudados (Cappelletti, Piacentino, Sani, & Aromatario, 2015). Acredita-se que a…
Leia mais…

Os benefícios do exercício físico na saúde mental

Não é novidade que o exercício físico é benéfico para a saúde e que a sua prática regular constitui um hábito de vida saudável. No entanto, talvez não saibamos que a prática de exercício físico constitui uma das formas mais efetivas de melhoria da saúde mental (Robinson, Segal, & Smith, 2017). Pessoas com doença mental…
Leia mais…

Autismo

No dia 2 de abril celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, data declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, com o intuito de alertar e sensibilizar a sociedade para esta condição servindo, de igual modo, o objetivo de contribuir para a redução da discriminação e do preconceito…
Leia mais…

FOMO

Já passou mais do que 24h sem aceder às suas redes sociais? Como se sentiria se o fizesse?   O rápido crescimento e abrangência das redes sociais tem sido um dos principais fenómenos do século XXI com inúmeros benefícios e melhorias ao nível de interação social. Entre elas, a possibilidade de conhecer novas pessoas e…
Leia mais…

Violência Doméstica

Cada vez mais nos dias de hoje, ouvimos falar na comunicação social de vários casos de morte associada a casos de violência doméstica. Quando pensamos em violência doméstica, tendemos a associar a violência física, mas é muito mais complexo do que isso. A violência psicológica é ainda citada nos dias de hoje como algo secundário…
Leia mais…

Cinema e Saúde Mental

Nos dias de hoje ainda existem pessoas que não procuram ajuda para os seus problemas até que os mesmos se tornem insustentáveis, pois o termo doença mental ainda acarreta estigma e preconceito. Um caminho alternativo e diferenciado para informar sobre este tão “pesado” tema é a arte. Hoje especificamente, dedicamo-nos ao cinema, que ao longo…
Leia mais…

Anorexia – Quando comer se torna um problema

A anorexia nervosa insere-se no grupo das Perturbações do Comportamento Alimentar. Trata-se de uma doença mental grave e potencialmente fatal, que se carateriza pela restrição rígida da ingestão de alimentos e se associa a altas taxas de mortalidade, suicídio e diminuição da qualidade de vida (Cruz, Coutinho, Brandao, & Freitas, 2018; Mehler & Brown, 2015;…
Leia mais…

Síndrome pós-férias

A investigação desenvolvida a nível internacional revela que cerca de 4 em cada 10 pessoas exibem, aquando do regresso ao trabalho, após um período de descanso, sintomas tais como alterações de humor, tristeza, irritabilidade, cansaço e alterações no sono e apetite.  Globalmente, estes sintomas tendem a ser mais intensos, quanto maior tiver sido período de…
Leia mais…

Cyberbullying

Atualmente vivemos numa nova era digital, na qual as tecnologias de comunicação e informação assumem um papel fundamental na interação humana, apresentando inúmeros fatores positivos que variam desde o acesso instantâneo a qualquer tipo de informação, à rápida intercomunicação, colaboração e disseminação de conhecimento, independentemente da distância. Embora o consumismo digital já faça parte do…
Leia mais…

O Papel do Lazer na Promoção da Saúde Mental

O ritmo de vida que nos é imposto pela sociedade atual reclama, cada vez mais, a necessidade de atribuirmos ao lazer um maior destaque ao nível do nosso bem-estar e qualidade de vida. Representando um papel assumidamente antagónico às necessidades e obrigações da vida quotidiana, o lazer integra 3 funções principais na vida das pessoas:…
Leia mais…

Terapia assistida por animais

A presença e interação com um animal de estimação desde cedo revela um papel fundamental para o bem-estar dos seres humanos. São inúmeros os benefícios físicos e psicossociais documentados sobre esta relação, que variam desde a redução de stress, ritmo cardíaco e pressão sanguínea até à redução da solidão e uma melhor interação e integração…
Leia mais…

Saúde mental no trabalho

O local de trabalho representa uma parte muito importante da vida de cada pessoa pois é onde passamos muito do nosso tempo, onde obtemos os rendimentos para gerirmos a nossa vida e, muitas vezes, onde fazemos nossos amigos. E, se por um lado, o trabalho pode ser protetor para a saúde mental e bem-estar geral,…
Leia mais…

A criança na teia do divórcio

À semelhança do casamento, o divórcio tem uma explicação única para cada casal que se separa. Normalmente, a situação de divórcio é mais prevalente em casais que se uniram na adolescência ou entre indivíduos de diferentes níveis socioecónomicos e culturais. A paternidade é outro hipotético gerador de tensão no casal, passando o parceiro a sentir…
Leia mais…

Alimentação emocional

“O que pensamos gera emoções, mas o que comemos também gera emoções” (Montse Bradford) Quando nos servimos da comida para acalmar o nosso estado emocional, estamos a alimentar-nos emocionalmente! A procura de conforto na comida traduz-se no comportamento que sucede um pensamento enganador (“Sinto-me mal, preciso de comer!” ou “tive um dia mau, estou ansiosa,…
Leia mais…

Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

Ao longo dos últimos anos, várias pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de compreender melhor a Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), que afeta indivíduos desde a infância até à idade adulta. Segundo Paula Barrias no livro Psicologia e Psiquiatria da Infância e Adolescência, “As evidências sugerem que esta Perturbação parece depender…
Leia mais…

Burnout

O mundo está em mudança, e o mundo do trabalho, tendencialmente, tem-se tornado mais exigente. Ficar a trabalhar depois da hora de saída, prazos apertados a cumprir (…) já todos nós ouvimos alguém falar sobre isto! Quando este stress e exaustão se prolonga no tempo e afetam o nosso dia-a-dia podemos estar perante o Burnout.…
Leia mais…

A Esquizofrenia!

A esquizofrenia é uma doença grave e multifacetada, que afeta quase 21 milhões de pessoas em todo o mundo! Atendendo à variedade das suas manifestações, é habitual falar-se não apenas de uma esquizofrenia, mas de esquizofrenias. Em termos clínicos, trata-se de uma patologia do cérebro que afeta de forma grave a capacidade de pensar da…
Leia mais…

Perturbação do Espectro do Autismo

O Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais [1], refere que pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo apresentam dificuldades em comunicar e interagir com outras pessoas, padrões restritos e comportamentos repetitivos. Estes sintomas estão presentes desde os primeiros anos de vida, prejudicando a capacidade da pessoa para funcionar adequadamente na escola, no trabalho…
Leia mais…

Os videojogos: lazer ou dependência?

Com o enorme desenvolvimento tecnológico e a difusão da Internet, os videojogos tornaram-se numa das atividades de lazer preferidas das crianças e jovens. Na Europa, estima-se que cerca de 50% da população jogue este tipo de jogo (Ipsos MediaCT, 2012). A última geração de videojogos tem efeitos visuais e auditivos ainda mais estimulantes, além de…
Leia mais…

A Saúde Mental no Pós-Parto

Como já falamos aqui no Blog, a gravidez é uma experiência única que envolve adaptações fisiológicas importantes, e é um momento atribulado para na saúde mental da futura mamã. Em todo este processo existem grandes alterações hormonais que se prolongam durante o pós-parto. Juntando a isto o processo de recuperação do puerpério e a adaptação…
Leia mais…

Doença Mental nas Crianças

Enquanto seres humanos habituamo-nos a encarar a criança como o espelho da felicidade, descurando que esta sofra ou possa vir a sofrer de uma doença mental. Assim, por essa linha de pensamento, esta é ainda uma área pouco explorada quer ao nível da investigação quer ao nível da intervenção. No relatório “Gerações Mais Saudáveis”, realizado…
Leia mais…

O Sono e sua a importância para a saúde

Dormir é algo natural e essencial ao ser humano, tal como respirar e comer, no entanto como é um hábito natural, não paramos pra refletir sobre sua importância para a vida. Quando pensamos numa vida saudável e com qualidade, devemos pensar que o dormir, mais concretamente o sono, é um fator que está intrinsecamente ligado…
Leia mais…

A depressão sazonal

O outono chegou e, com ele, os dias mais curtos e mais cinzentos. Para algumas pessoas a chegada do outono é vista como um conforto, no entanto, especialmente para quem habita em regiões onde o outono/inverno se apresenta mais rigoroso, a transição para este período do ano particularmente delicado nem sempre é fácil [1]. Embora…
Leia mais…

Os Dispositivos Tecnológicos na Infância e Juventude

É cada vez mais comum olharmos à nossa volta e estarmos rodeados de telemóveis, tablets e vários dispositivos tecnológicos que ocupam grande parte da nossa atenção no dia-a-dia. A relação entre o tempo gasto na utilização de dispositivos tecnológicos e problemas como o sedentarismo e a obesidade, são frequentemente alvo de investigação científica. Contudo, e…
Leia mais…

Cuidador Informal

Celebrando ainda o 5 de Novembro, dia do Cuidador Informal (CI) é importante refletir sobre o cuidador informal e sobre o papel do mesmo. O processo de prestação de cuidados é um processo complexo e dinâmico, caracterizado por constantes variações, ao longo do tempo, nas necessidades e sentimentos de quem recebe os cuidados e de…
Leia mais…

Cannabis e o risco de psicose

A cannabis deriva da planta indiana Cannabis Sativa, que contém cerca de 500 compostos químicos, com predomínio de canabinóides. De entre os vários tipos de canabinóides existentes, o Δ9-tetrahidrocannabinol (THC) é o principal e mais potente componente psicoativo, cujos efeitos serão mais fortes, quanto maior for a concentração de THC consumida (Jain & Balhara, 2008). Muitos…
Leia mais…

Reabilitação Psicossocial

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Reabilitação Psicossocial constitui “um processo que oferece aos indivíduos que estão debilitados ou incapacitados, devido a perturbação mental, a oportunidade de atingir o seu nível potencial de funcionamento independente na comunidade, o que envolve tanto o incremento das competências pessoais como a introdução de mudanças ambientais” (OMS,…
Leia mais…

Demência

Demência é o termo utilizado para descrever um conjunto de doenças que causam um declínio progressivo no desempenho cognitivo e comportamental, interferindo significativamente no funcionamento da pessoa. Provoca alterações a nível do funcionamento da memória, do pensamento abstrato, do julgamento, da linguagem, da orientação, do cálculo e da compreensão de informação. Podem ainda ocorrer alterações…
Leia mais…

Suicídio

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “suicidam-se diariamente em todo o mundo cerca de 3000 pessoas – uma a cada 40 segundos – e, por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais cometem tentativas de suicídio.”¹ Este grave problema de saúde pública é tópico de debate recorrente na maioria dos países. Infelizmente a…
Leia mais…

Cuidador Informal

Muitas vezes ouvimos falar do cuidador informal, mas será que sabemos de quem realmente se trata? Entende-se por cuidador informal a pessoa que presta cuidados e assistência a outros, que, por apresentarem uma incapacidade, veem limitada a sua participação e envolvimento nas rotinas diárias. Geralmente os cuidados informais são prestados por indivíduos com relação afetiva…
Leia mais…
Gabinete SIM

Saúde mental das futuras mamãs

A gravidez é um momento da vida da mulher, que para alem das imensas alterações físicas que acontecem ao longo do tempo, tem uma carga emocional muito grande. Todas estas transformações que vão acontecendo são uma adaptação do corpo e da mente para tudo o que vem a seguir. A gravidez constitui um período crítico…
Leia mais…
Gabinete SIM

A Doença Mental e o Estigma

Se 1 em cada 5 pessoas têm um problema de saúde mental, é muito provável que nós, ou um dos nossos familiares, amigos ou colegas venham a experienciar um problema de saúde mental. Apesar disso, a saúde mental está rodeada de estigma, preconceito, discriminação e medo. O estigma causa medo, desconfiança e discriminação. É uma…
Leia mais…
Gabinete SIM

Então e a nossa mente?

Ouvimos falar frequentemente em hábitos de vida saudável como praticar exercício físico, ter uma alimentação equilibrada e muitas mais exigências que nos são feitas todos os dias porque temos que cuidar do nosso corpo! E então e a nossa mente? A verdade é que todos esses hábitos que nos fazem bem ao corpo, também tem…
Leia mais…
Menu