Sabia que…

Sabia que consumo de álcool dos portugueses alterou-se durante o período de confinamento?

Um estudo do SICAD procurou estudar o impacto da pandemia COVID-19 nos padrões de consumo de bebidas alcoólicas, através de um inquérito online a que responderam quase 1000 adultos até Maio de 2020. As conclusões com base nas respostas dos inquiridos foram as seguintes:

  • Consumo de álcool aumentou em: homens entre os 25 e os 44 anos, pessoas em teletrabalho, pessoas com maior stress relacionado com a pandemia e preocupações económicas, quem já bebia quase diariamente e em pessoas que já haviam tido ou ainda tinham problemas relacionados com o consumo de alcool. Os motivos para o aumento dos consumos deveram-se a mais tempo livre de obrigações e responsabilidades (40%); necessidade de algo que ajudasse a relaxar (37%) e necessidade de algo que ajudasse a animar face ao contexto de pandemia (22%).
  • Consumo de álcool diminuiu em: jovens entre os 18 e os 24 anos, estudantes, pessoas que continuaram a sair de casa para trabalhar, pessoas pertencentes a agregados com maiores níveis de conflito doméstico, pessoas que bebiam esporádicamente (mensal) e em pessoas que nunca tiveram problemas ligados ao álcool. Os motivos para o aumento dos consumos deveram-se a ausência de companhia das pessoas com quem costumava beber (45%), gostar de beber apenas fora de casa, sobretudo em contexto festivo (35%) procurar um estilo de vida o mais saudável possível face ao contexto de pandemia e (34%).

 

De uma forma geral, entre os respondentes, a pandemia da COVID-19 não teve consequências muito nefastas. No entanto, as situações de problemas prévios com abuso de álcool tenderam para o agravamento, tal como noutros estudos, o que indica que estes são um grupo de risco, principalmente em situações de grande stress como a que ainda se vive.

 

Bibliografia:

Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. (2020). Comportamentos Aditivos em Tempos de COVID-19 – Álcool. Disponível em http://www.sicad.pt/pt/Paginas/detalhe.aspx?itemId=422&lista=SICAD_NOVIDADES&bkUrl=/BK

Menu