Sabia que…

Sabia que o afeto e o apoio que os professores dão aos alunos pode relacionar-se com melhores indicadores de saúde no futuro?

 

De acordo com uma grande investigação recente, as relações dos alunos com os professores são ainda mais importantes do que se pensava anteriormente. Como já se sabia, o estudo confirmou que adolescentes que relatam boas relações com os colegas e professores no 3º ciclo e ensino secundário tendem a relatar também melhor saúde física e mental na idade adulta. No entanto, neste estudo, ao controlarem-se os antecedentes familiares, apenas a ligação entre um bom relacionamento com os professores e a saúde na vida adulta permaneceu significativa. Isso pode ocorrer porque os vínculos relatados podem, na verdade, refletir outros fatores subjacentes sobre o contexto familiar dos alunos. Assim, reflete-se a importância de as escolas investirem no aconselhamento e formação aos professores sobre como construir relações professor-aluno afetuosas e de apoio.

 

Bibliografia:

American Psychological Association. (2020, October 29). Positive student-teacher relationships benefit students’ long-term health, study finds: Positive peer relationships don’t show the same long-term health benefits, according to the research. ScienceDaily. Acedido a 22/11/2020 em www.sciencedaily.com/releases/2020/10/201029105030.htm

Sabia que…

Sabia que consumo de álcool dos portugueses alterou-se durante o…
Sabia que
Menu