Sabia que…

Sabia que manter a hora de verão pode ter impacto positivo nos distúrbios de humor?

 

Em março do ano passado, o Parlamento Europeu aprovou a proposta de terminar com a mudança da hora. Mas, enquanto se aguarda a implementação da medida as opiniões sobre o assunto, de especialistas de todo o mundo, divergem.

Mas sabe-se que a transição da hora de verão para a hora de inverno tem sido relacionada com o aumento dos níveis de depressão sazonal. O facto de ser nesta transição em específico parece intrinsecamente ligado ao número de horas de sol disponíveis, já que a luz solar é o fator mais determinante nos ritmos circadianos humanos. Para além disso, é provável que as atividades sociais aumentem quando se pode aproveitar mais a luz do dia. Nestes casos, manter a hora de verão pode diminuir o risco de distúrbios de humor (Hansen, Sønderskov, Hageman, Dinesen, & Østergaard, 2017).

 

Hansen, B. T., Sønderskov, K. M., Hageman, I., Dinesen, P. T., & Østergaard, S. D. (2017). Daylight Savings Time Transitions and the Incidence Rate of Unipolar Depressive Episodes. Epidemiology, 28(3), 346-353. doi: 10.1097/ede.0000000000000580

Sabia que…

Sabia que consumo de álcool dos portugueses alterou-se durante o…
Sabia que
Menu