FOMO

Já passou mais do que 24h sem aceder às suas redes sociais? Como se sentiria se o fizesse?

 

O rápido crescimento e abrangência das redes sociais tem sido um dos principais fenómenos do século XXI com inúmeros benefícios e melhorias ao nível de interação social. Entre elas, a possibilidade de conhecer novas pessoas e lugares, a facilidade de comunicação e partilha de acontecimentos do dia a dia com o nosso grupo de amigos e até mesmo a proximidade, ainda que virtual, com familiares ou conhecidos que vivem à distância.

No entanto, existe um número crescente de problemas que se têm acentuado. Entre eles, a questão da privacidade (ou falta dela) comprometida com a constante exposição da nossa informação na internet ou o preocupante inconformismo na procura de melhorar a nossa persona social, aliado ao receio de que as outras pessoas estejam a viver uma vida melhor que a nossa, recheada de grandes acontecimentos, na qual assumimos exclusivamente um papel de espectador.

Este fenómeno de angústia e pressão social para estarmos sempre “dentro do acontecimento” é vulgarmente caracterizado pela expressão “fear of missing out” (FOMO) que traduzida para português significa “medo de perder algo” ou “medo de ficar de fora”, e é especialmente relevante em adolescentes e jovens adultos.

É importante perceber que esta síndrome pode afetar seriamente a saúde mental de certos indivíduos, gerando um estado de ansiedade, depreciação pessoal e desgaste emocional que interfere não só com a sua vida pessoal, mas que também pode comprometer a sua vida profissional.

Apesar de não ser muito falado, é provável que conheça alguém próximo que já experienciou “FOMO”. Para ultrapassar este problema é importante ter consciência de que todas estas ferramentas de comunicação e socialização são apenas isso: ferramentas; e que por vezes torna-se essencial desligarmo-nos do novo mundo online para aproveitarmos o momento presente, de acordo com as nossas necessidades e com o que nos faz verdadeiramente feliz.

 

Necessita de mais informações? SIM, fale connosco!

 

 

Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Fear_of_missing_out (último acesso a 2020-01-18)

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1mZAQC9djPE (último acesso a 2020-01-18)

Disponível em: https://www.verywellmind.com/how-to-cope-with-fomo-4174664 (último acesso a 2020-01-18)

Sabia que…

Sabia que consumo de álcool dos portugueses alterou-se durante o…
Sabia que
Menu