Para muitas pessoas, os momentos da refeição podem ser um verdadeiro pesadelo e um momento de grande tensão para doentes e família?
As perturbações do comportamento alimentar (PCA) constituem um leque de doenças mentais, com início habitualmente na adolescência/início da idade adulta e cuja prevalência e incidência têm vindo a aumentar em populações mais jovens. NÃO são escolhas, fases ou modas. Pelo contrário, são graves e podem ser fatais.
De entre as PCA mais comuns, destacam-se a anorexia nervosa (privação de alimentos e grande perda de peso) e a bulimia nervosa (ingestão excessiva de comida, seguida de indução do vómito, exercício físico exagerado, jejum ou uso de laxantes e diuréticos). Para além destas, existem outras doenças, embora menos prevalentes como pica (impulso de ingerir substâncias/objetos que não são alimentos); compulsão alimentar (semelhante à bulimia, mas não seguida de comportamentos compensatórios); ruminação (regurgitação ou remastigação repetida de alimentos), bem como outras perturbações não especificadas.
É preciso estar atento aos sinais de alerta e procurar ajuda médica especializada logo que possível.
Necessita de mais informações? SIM, fale connosco!