Quem somos e outras questões

Quem somos?

Somos uma equipa de técnicos qualificados a atuar na área da saúde mental de apoio comunitário, totalmente gratuito, que desenvolve a sua atividade centrada na pessoa, família e comunidade, tendo em vista a integração e inclusão plena da pessoa com experiência de doença mental na sociedade, promovendo o seu bem-estar geral.

Como nasce o SIM?

Em consonância com a revisão do Programa Nacional para a Saúde mental de 2017-2020, face à elevada prevalência de perturbações mentais em Portugal, deparamo-nos com um défice de resposta a esta problemática na comunidade e muitos dos que têm acesso a cuidados de saúde mental continuam a não beneficiar dos modelos de intervenção (programas de tratamento e de reabilitação psicossocial), hoje considerados essenciais. Atendendo a esta necessidade nasce o serviço SIM.

O que fazemos?

Através de uma equipa multidisciplinar, realizamos intervenção nos contextos naturais de vida da pessoa, valorizando as necessidades, preocupações e prioridades da mesma, promovendo uma articulação entre os serviços e recursos na comunidade, de forma a que estas obtenham a resposta mais adequada à sua condição.

Como fazemos a intervenção?

Primamos por incluir a família e as pessoas significativas no processo de intervenção, tornando-as capazes de lidar e gerir a doença mental. Ajudamos a pessoa com experiência de doença mental a trabalhar a sua capacitação e autonomia com o objetivo de incluí-la na comunidade.

Para quem é o SIM?

Este projeto dará resposta a pessoas com idade superior a seis anos, com uma perturbação ou síndrome que implique alterações do pensamento, do humor, da energia e/ou do comportamento, que persistam no tempo e adquiram uma determinada intensidade que, aliada ao sofrimento e/ou disfunção, tenha impacto na participação da pessoa nas atividades de vida diária e na comunidade.

Sabia que…

Sabia que consumo de álcool dos portugueses alterou-se durante o…
Sabia que
Menu